F1: Verstappen vence na Austrália entre bandeiras vermelhas e acidentes

Corridamuito atribulada terminou com o terceiro triunfo da Red Bull em 2023. Lewis Hamilton (Mercedes) e Fernando Alonso (Aston Martin) fecharam o pódio.

Foto
Max Verstappen em Albert Park Reuters/DARRIAN TRAYNOR

Max Verstappen (Red Bull) foi o vencedor do Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1, neste domingo, depois de duas bandeiras vermelhas e um conjunto de acidentes terem transformado a terceira corrida do Mundial 2023 num caos.

O campeão mundial seguia à frente de Lewis Hamilton (Mercedes) quando Kevin Magnussen (Haas) se despistou contra uma parede, deixando destroços na pista, o que levou a uma interrupção da corrida.

Num recomeço caótico, Logan Sargeant, da Williams, embateu contra a traseira do veículo de Nyck de Vries (Alpha-Tauri) e atirou ambos para a gravilha na primeira volta.

Carlos Sainz recebeu uma penalização de cinco segundos por ter promovido contacto com o monolugar de Fernando Alonso (Aston Martin) no segundo recomeço, o que o deixou em 12.º lugar no final da corrida.

Pierre Gasly (Alpine) e Esteban Ocon (Alpine) também chocaram um com o outro, deixando, mais uma vez, destroços na pista e motivando a terceira e última bandeira vermelha da corrida.

Depois de longas deliberações, os stewards decidiram que a corrida terminaria com uma volta atrás do safety car, na ordem do começo anterior, com excepção dos carros acidentados.

Isto permitiu a Verstappen conseguir a segunda vitória da temporada, à frente de Hamilton e de Fernando Alonso, da Aston Martin, a terminar em terceiro. Graças a este desfecho, a Red Bull conquistou os três grandes prémios desta temporada, um recorde para a equipa.

"Demorou um bocado, mas uma vitória é uma vitória", disse Verstappen, depois do seu primeiro triunfo em Albert Park. "Foi um fim-de-semana muito bom para nós, temos de estar felizes com isso."