Existe ódio contra as mulheres nas obras dos “grandes homens da Filosofia ocidental”?
Há sexismo nas obras de Platão, Charles Darwin, Friedrich Nietzsche, Arthur Schopenhauer? A artista visual holandesa Marinka Masséus acredita que eles são “o sustentáculo intelectual” da misoginia.
O tema dos direitos das mulheres sempre interessou à artista visual holandesa Marinka Masséus. Mesmo enquanto crescia, nos anos 1970 e 80, já sentia perplexidade ao observar a forma díspar como mulheres e homens eram tratados. "A misoginia toca todas as culturas e todas as eras", escreve na sinopse do projecto [Don't] Look At Me, que dedica à luta pela igualdade de género. "Pode parecer que as mulheres já percorreram um longo caminho [no sentido da igualdade], que já fizeram progressos substanciais", escreve, numa entrevista ao P3. "Mas não. Enquanto as mulheres não tiverem metade do poder, metade da riqueza, não estarão a salvo."
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.