Cavalo morre nas gravações da prequela do Senhor dos Anéis. Peta fala de “exploração de animais”
A produtora diz que o animal morreu antes dos ensaios da série Os Anéis do Poder. Peta pede que não se utilizem cavalos em filmagens.
A Peta acusa a produtora da série Os Anéis do Poder de “exploração de animais”, depois de um dos cavalos ter morrido durante as gravações do spin off que segue a trilogia de O Senhor dos Anéis
A informação foi confirmada por um porta-voz da Amazon Studios que manifestou pesar pela morte do cavalo. O animal morreu no domingo, dia 21 de Março, vítima de paragem cardíaca.
“O incidente aconteceu pela manhã quando o cavalo estava a ser exercitado antes dos ensaios”, acrescentou a fonte, citada pelo Guardian. No entanto, de acordo com a Peta, o animal morreu durante os ensaios de uma cena de batalha onde apareciam dezenas de cavalos.
Em comunicado, a organização de defesa de animais destaca que a produtora pode recorrer a tecnologia para recriar cavalos em vez de utilizar os animais para as filmagens e salienta que este não é o único caso de “crueldade e negligência” em projectos da saga O Senhor dos Anéis.
Dá como exemplo o filme O Hobbit: Uma jornada Inesperada, recordando que um destes animais foi amarrado durante três horas e acabou por morrer, assim como cabras e ovelhas que estavam no mesmo espaço, lê-se no comunicado. “Pouco antes disso, a HBO cancelou a série de corridas de cavalos Luck, depois da morte de pelo menos três cavalos”, completa.
No início de Março, durante a 95ª cerimónia dos Óscares, a organização criticou o facto de o apresentador Jimmy Kimmel ter trazido para o palco uma burra que disse ser Jenny, animal que participou no filme Os Espíritos de Inisherin.
A série Os Anéis do Poder, que se estreou a 2 de Setembro de 2022, decorre milhares de anos antes de O Hobbit e Senhor dos Anéis e conta a história da ascensão de Sauron e do forjar do anel.