Marinha Portuguesa tem frota com idade média de 29 anos

Dois ex-chefes da Armada defendem que a esquadra portuguesa está envelhecida mas que o pior é a falta de manutenção. Anos da troika comprometeram orçamentos, que ainda não recuperaram.

Foto
Chefe do Estado-Maior da Armada, Gouveia e Melo, durante a visita ao navio Mondego, no porto do Funchal HOMEM DE GOUVEIA/Lusa

A frota da Marinha Portuguesa tem uma idade média de 29,4 anos, com as corvetas a apresentarem a idade média mais avançada e os patrulhas oceânicos a registarem a marca mais jovem. Ao PÚBLICO, dois antigos líderes da Armada consideram que se trata de uma esquadra velha e mostram preocupação com o desinvestimento na manutenção dos navios. As condições da esquadra portuguesa têm estado na ordem do dia desde que, a 11 de Março, 13 militares do navio NRP Mondego se recusaram a embarcar numa missão, alegando falta de condições de segurança.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.