A feira de Barcelos e a arte de trabalhar a madeira em exposição

A Torre Medieval e o Posto de Turismo de Barcelos recebem, de 24 de Março a 21 de Maio, duas exposições de artesanato.

Foto
Barcelos continua a apostar nos seus artesãos Adriano Miranda

A Torre Medieval e o Posto de Turismo de Barcelos recebem, de 24 de Março a 21 de Maio, duas exposições de artesanato. Na Torre Medieval vai estar patente Um Olhar sobre a Feira de Barcelos pelos artesãos de Barcelos e, no Posto de Turismo, Joaquim Sousa mostra a sua Criatividade com simplicidade.

Um Olhar sobre a Feira de Barcelos pelos artesãos de Barcelos pretende mostrar as perspectivas da comunidade artesanal barcelense sobre a sua feira semanal, enquanto "sítio que vai muito para além de um simples mercado de venda de produtos". "Antes, faz parte da identidade e marca dos barcelenses. É uma feira única em Portugal, que proporciona uma experiência ímpar de contacto com a autenticidade da cultura minhota", lê-se em comunicado.

No Posto de Turismo, o artesão Joaquim Sousa, natural de Alvito S. Martinho, pretende dar a conhecer os seus primeiros trabalhos através da exposição Criatividade com simplicidade. O artesão utiliza madeiras variadas, mas dá primazia às madeiras nobres, como o castanho, a oliveira, o carvalho, o mogno e a nogueira. Ocasionalmente, usa outras madeiras como o pinho, o salgueiro ou o amieiro. "É na combinação destas madeiras que nascem peças diferentes, repletas de criatividade, pormenor e alma."

O Posto de Turismo pode ser visitado de segunda a sexta, das 9h30 às 18h; aos sábados e feriados, das 10h às 13h e das 14h às 17h, e aos domingos, das 10h às 13h e das 14h às 16h. O horário da Torre Medieval: de segunda a sexta, das 9h30 às 18h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 13h e das 14h às 17h30.

Sugerir correcção
Comentar