Preços no McDonald’s podem aumentar 5% este ano em Portugal
A cadeia de fast food afirma que os consumidores estão “sob grande pressão” e, por isso, os aumentos não deverão superar a inflação. No entanto, são os franquiados que decidem se há aumento.
Ir ao McDonald’s pode ficar mais caro este ano em Portugal. Os preços dos seus produtos podem subir pelo menos 5% durante este ano para combater a crescente inflação. A decisão da marca é justificada com a subida dos preços dos bens alimentares e com problemas no fornecimento de matérias-primas.
Em entrevista ao Jornal de Negócios, a directora-geral da McDonald’s Portugal, Inês Lima, disse que "a recomendação da marca" é a de tentar "subir abaixo do preço da inflação da restauração", reconhecendo que os clientes estão “sob grande pressão”. No entanto, os franquiados vão ter a liberdade de decidir se querem ou não aumentar os preços.
A executiva acrescentou que a empresa continua a acompanhar a evolução do mercado para avaliar a necessidade de um novo aumento. Inês Lima refere que a cadeia de fast food ainda não sentiu qualquer quebra na procura, mas admite que tal se poderá verificar no final do ano, se os salários não acompanharem a evolução da situação económica actual.
Em 2022, a marca somou 580 milhões de euros em vendas, um aumento de 25% em relação a 2021 e de 11% face a 2019. Apesar deste ser o valor mais elevado desde que a cadeia abriu o seu primeiro restaurante em 1991, a rentabilidade sofreu com a escalada dos custos de produção.
Contudo, a marca pretende manter o investimento de 20 milhões de euros feito no ano passado no país. Em Portugal, a empresa McDonald’s emprega 10 mil trabalhadores, tendo aberto sete novos restaurantes em 2022.