Stan Wawrinka abdica do Estoril Open

Antigo número três mundial diz não reunir condições para competir no torneio português, que venceu em 2013.

Foto
Wawrinka não estará no Estoril Open Reuters/DENIS BALIBOUSE

O tenista suíço Stan Wawrinka, antigo número três mundial, não participará no Estoril Open, ao contrário do inicialmente anunciado pela organização do torneio, tendo justificado a decisão com o facto de não sentir-se preparado para competir na semana entre 1 e 9 de Abril.

"Infelizmente, não poderei jogar no Estoril Open deste ano. (...) Tristemente, preciso de mais tempo para me preparar para a temporada em terra batida e, de momento, não estou preparado para competir a este nível", declarou o jogador, citado numa publicação da organização do torneio na rede social Instagram.

Wawrinka dá conta da vontade de "voltar na edição do próximo ano", com a organização "ansiosa" pela presença do número dois da Suíça. Aos 37 anos, actual 87.º classificado do ranking ATP, Wawrinka venceu o torneio português do ATP Tour em 2013, em que bateu o espanhol David Ferrer, e tinha planeado juntar-se, este ano, ao norueguês Casper Ruud, quarto da hierarquia mundial, e ao norte-americano Sebastian Korda, no Estoril.

O helvético, detentor de três títulos do Grand Slam (Open da Austrália de 2014, Roland Garros de 2015 e Open dos Estados Unidos de 2016), falha o torneio em que estão confirmados Nuno Borges, número um nacional e actual 68.º do mundo, e João Sousa, campeão do Estoril Open em 2018, através de um "wildcard".