Cabrito no forno com mel, cachaço com mel e mostarda, cheesecake de medronho, cornucópia de beterraba e mel com mousse de queijo de cabra, pudim de mel, mousse de medronho e café, crème brûlée flambeado com medronho…
No que toca à ementa apresentada pela Semana Gastronómica Medronho & Mel SW de Odemira, o trabalho da escolha não é facilitado. Poderá até complicar-se se acrescentarmos os créditos da pastelaria regional e conventual, em degustação por meio de azevias, broas, alcôncoras ou popias, tartes, biscoitos e queijadas.
Promovida pela autarquia, entre 25 de Março e 2 de Abril, a iniciativa senta-se à mesa de nove restaurantes e pastelarias do concelho (ver caixa), que se associaram à causa para dar a conhecer este duo de Odemira, seja como elementos centrais de pratos, petiscos e sobremesas, seja em provas por conta própria, ao copo e à colherada.
Tudo para promover a tradição e a qualidade dos ingredientes locais – que, nota o município, são “considerados estratégicos para o desenvolvimento e dinamismo económico do concelho” – e, de caminho, mostrar que há mais ondas para navegar nestas praias.
A dar corpo ao programa, e em parceria com a Arbutus – Associação para a Promoção do Medronho, são dinamizadas visitas a unidades de transformação de medronho, para desvendar os Segredos do Medronho do SW. Passam por São Luís, São Teotónio, Taliscas, Quebradinha e Vale Porquinho e decorrem todos os dias, entre 27 de Março e 1 de Abril (calendário respectivo disponível aqui). A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.
Na mesma cesta cabe a Degustação Segredos do Medronho, agendada para 31 de Março, às 17h30, no Espaço Criar (Odemira), que dá a provar aguardentes e cocktails à base do fruto vermelho, a par de um workshop culinário e de animação musical.
Vai um medronho? Ou, se preferir, é juntar medronho e mel e brindar com uma melosa.