Punido pela Ucrânia, oligarca russo aguarda para ser português
Gavril Yushvaev tem cadastro criminal, é acusado de ligações ao crime organizado e procura a naturalização portuguesa ao abrigo da lei dos sefarditas. Processo deu entrada em 2020 e continua pendente.
Cinco meses depois de ter sido sancionado pelo Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia por ligações próximas ao Presidente russo, Vladimir Putin, o multimilionário Gavril Yushvaev, com nacionalidade russa e israelita, continua a aguardar pela naturalização portuguesa, ao abrigo da lei dos sefarditas, que possibilita a atribuição da nacionalidade aos descendentes de antigos judeus que habitavam na Península Ibérica no final do século XV. O oligarca tem cadastro criminal e foi apontado, nomeadamente pelo Governo espanhol, como estando ligado a um dos mais poderosos grupos de crime organizado da Rússia.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.