Rotura de conduta condiciona abastecimento de água na cidade do Porto
Incidente na conduta adutora principal, que serve o norte da cidade do Porto, obriga ao corte do abastecimento de água para trabalhos de reparação.
A rotura da conduta adutora principal da Águas do Douro e Paiva vai obrigar à suspensão do abastecimento de água em algumas zonas do Porto a partir das 21h30 desta sexta-feira. O abastecimento deve ser reestabelecido até às 20h de sábado, diz a Águas e Energia do Porto em comunicado.
O fornecimento de água vai estar cortado para reparar a rotura na adutora de água principal, que serve o norte da cidade do Porto. "O incidente nesta infra-estrutura, localizada no concelho da Maia e da responsabilidade da Águas do Douro e Paiva, vai afectar o serviço de abastecimento de água dos concelhos do Porto, Maia e Matosinhos", avisa a Águas e Energia do Porto.
A empresa municipal adiantou ao PÚBLICO que a suspensão do fornecimento de água vai afectar cerca de 42 mil clientes.
Na nota divulgada, a Águas e Energia do Porto assegura estar a realizar "todos os esforços para minimizar o impacto" da ocorrência e acrescenta que, depois da "reposição gradual das condições regulares de abastecimento", é possível que os utilizadores notem alguma "turvação natural da água das torneiras", situação que também ficará resolvida no entretanto.
De acordo com o mapa disponibilizado pela Águas e Energia do Porto, o corte vai ser sentido em quase toda a área das freguesias de Ramalde e Paranhos, afectando também boa parte das zonas de Nevogilde, Aldoar e Cedofeita.