PSD propõe garantia pública para viabilizar 100% de financiamento quando jovens compram casa

Sociais-democratas apresentam esta terça-feira medidas para responder à crise na habitação. No fundo, concretizam em termos legislativos as ideias anteriormente apresentadas, mas com novidades.

Foto
Luís Montenegro, líder do PSD, esteve presente na primeira apresentação de medidas do partido sobre habitação LUSA/MIGUEL A. LOPES

O PSD revela esta terça-feira um conjunto de iniciativas legislativas que dão seguimento ao pacote de medidas já anunciado para o sector da habitação. Entre essas medidas, sabe o PÚBLICO, está a proposta de atribuição de uma garantia pública do valor de entrada que os jovens pagam ao banco para comprar habitação, assegurando um financiamento a 100%. Ou a isenção de IMT e de imposto do selo na compra de habitação própria – bem como o aumento do tecto de isenção de IMT para as famílias em geral –, e a substituição do programa Porta 65 e aumentar o número de residências para alojamento estudantil.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.