Futuro metro de superfície no Algarve vai ter 38 km entre Olhão, Faro e Loulé

Metro terá 24 paragens, servindo cerca de 185 mil residentes nos três concelhos (40% da população algarvia), dos quais 70 mil de residentes a menos a 600 metros de uma paragem.

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António Costa esteve na apresentação do projecto LUSA/LUÍS FORRA

O futuro metro de superfície entre as cidades algarvias de Olhão, Faro e Loulé terá 38 km de extensão e vai beneficiar 185 mil pessoas, cerca de 40% da população do Algarve, segundo um estudo preliminar apresentado nesta quarta-feira.

"Este projecto é um projecto verdadeiramente estruturante da articulação entre três concelhos que sendo vizinhos estão na prática a uma enorme distância se não estiverem devidamente articulados, disse o primeiro-ministro, António Costa, em Olhão onde se deslocou para assistir à apresentação incluída no roteiro da iniciativa "Governo Mais Próximo" que se realiza hoje e quinta-feira no Algarve.

O metro ligeiro entre Olhão, Faro e Loulé terá 38 km de extensão e 24 paragens, servindo cerca de 185 mil residentes nos três concelhos (40% da população algarvia), dos quais 70 mil de residentes a menos a 600 metros de uma paragem.

As tabelas preliminares de custos totais do projecto apontam números que podem ir até 300 milhões de euros, tanto a solução apoiada em veículos eléctricos, como a apoiada em veículos a hidrogénio. "Ajudamos, com este financiamento, a potenciar a base económica de toda a região", disse o primeiro-ministro, acrescentando que o investimento deverá de ser feito ainda durante o período de programação de fundos estruturais que termina em 2030.

A futura linha irá passar por três estações ferroviárias (Parque das Cidades, Bom João e Olhão) e equipamentos e serviços "fundamentais" na região, como o Aeroporto Gago Coutinho (nove milhões de passageiros, cinco mil trabalhadores) e o pólo de Gambelas da Universidade do Algarve (5,3 mil estudantes).

De acordo com o estudo prévio, poderão ser feitas cerca de 40 mil viagens por dia, estando em estudo eventuais extensões da linha a Albufeira e à Fuzeta. "Sei bem que nem sempre é fácil os concelhos entenderem-se para trabalhar em conjunto, sobretudo num projecto que não serve especificamente qualquer deles mas que só faz total sentido servindo os três em conjunto", concluiu António Costa

Por seu lado, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento (CCDR) do Algarve, José Apolinário, sublinhou que a cerimónia de apresentação significava o "pontapé de saída" de um projecto em que os algarvios têm a "ambição de fazer avançar" um plano "estruturante para a região". A CCDR do Algarve é a entidade que desenvolveu o estudo sobre metro ligeiro no eixo Loulé, Faro e Olhão, onde foram avaliadas cinco possibilidades de variantes de traçado, assim como diferentes opções tecnológicas.

O Governo em peso está a partir de hoje e durante dois dias no Algarve, estando previstas mais cerca de 60 iniciativas dos diversos ministros e secretários de Estado e a realização na manhã de quinta do habitual Conselho de Ministros semanal. Trata-se da segunda edição do "Governo Mais Próximo" que tem como objectivo "reforçar a coesão territorial", depois de a primeira edição deste formato se ter realizado em 25 e 26 de Janeiro passado, em Castelo Branco.

De acordo com o Executivo, serão privilegiados os contactos de proximidade, auscultando os representantes locais e promovendo o desenvolvimento económico e social da região. António Costa já tinha estado esta manhã no lançamento da primeira pedra de 49 habitações no Bairro de Montenegro, em Faro, e depois da paragem em Olhão seguiu para a inauguração da nova esquadra da PSP em Vila Real de Santo António e terminando o dia num jantar na capital algarvia.