No centro do restaurante, ergue-se um grande ringue de luta livre ou lucha libre — ou não estivéssemos numa casa mexicana. No Lx Factory, em Lisboa, cabem sabores de todo o mundo e um dos residentes mais antigos é o Mex Factory. Há seis anos que o fundador Luís Roquette traz um cheirinho do México, de forma despretensiosa: “Sempre dissemos que é um mexicano democrático. Não queremos desvirtuar. Mas queremos criar uma coisa boa”. Agora, têm uma nova carta, mais autêntica, promete.
Luís Roquette tinha 24 anos quando se aventurou a abrir um restaurante com dois amigos, todos saídos da universidade. “Lembro-me de estarmos sentados com os pais de cada um, a fazer projecções de que resultado podia ter”, começa por recordar à Fugas. O sucesso foi imediato e o empresário acredita que a localização foi o segredo. “Olho para o início e o que fazíamos, em termos de oferta, não era nada de especial.”
Em 2017, “não havia tantos [restaurantes] mexicanos na cidade” e esse factor de novidade também foi vantajoso para o negócio dos jovens. O espaço ia de vento em popa quando a pandemia os atingiu — a eles e a toda a restauração — como uma rajada. Luís Roquette não baixou os braços e foi procurar investimento externo. Comprou as quotas dos sócios e, depois, vendeu uma parte ao grupo Sushi Café. “Só me encontro com eles para analisar números”, assegura, prometendo manter a independência.
Foi durante os anos da pandemia que encontrou também uma nova vertente do negócio: as entregas ao domicílio. Primeiro, só entregava a comida do Mex Factory, mas depressa descobriu a "galinha dos ovos de ouro" e começou também a fazer hambúrgueres. Nascia a Nasty Burger e outras marcas para delivery, todas entregues a partir de uma dark kitchen.
Mas voltemos ao Mex Factory, onde todos os dias são — literalmente — uma festa. Durante o fim-de-semana há música ao vivo e, todos os dias da semana, há um DJ residente. A música que toca é, naturalmente, com ritmo latino. Já a ementa inclui versões adaptadas ao gosto internacional, nomeadamente via EUA, de pratos tradicionais do México – caso dos Nachos com Carne (11€), uma iguaria mais comum na cultura norte-americana, mas que aqui são um campeão de vendas, conta o empresário.
Aliás, curiosamente, quando abriu o Mex Factory, Roquette “nunca tinha ido ao México”, onde só foi durante o período de inauguração do espaço. Nos últimos anos, esteve lá por diversas vezes para trazer inspiração e até já teve um chef mexicano a ensinar a equipa. “Vamos ser o mais honestos possível, isto é um negócio”, declara, justificando o porquê de ter pratos além do tradicional. “Por exemplo, só há burritos num dos estados do México e são um dos nossos best-sellers.”
A carta recentemente estreada traz sabores mais autênticos, como os Tacos de Birria (15€), que têm sido um sucesso nas redes sociais, por serem ensopados no molho do ensopado de aba e bochecha de novilho, antes de serem grelhados, explica Luís Roquette. Destacam-se, ainda, as Flautas de Chilli com Carne (15€), a primeira novidade sem glúten no menu.
Apesar de procurar nunca estagnar, o empresário acredita que a estabilidade é importante para o sucesso do negócio. “São precisos pelo menos três meses para consolidar um prato”, justifica. Estar sempre a mudar, assevera, não permite estabilizar os custos, nem as relações com os fornecedores, por exemplo.
Estabilizar a clientela também é importante e é, por esse motivo, que celebra o facto de serem sobretudo portugueses a vir ao Mex Factory. Claro que não faltam estrangeiros, mas “não se consegue distinguir se são turistas ou pessoas a viver cá”.
Para acompanhar a refeição, não faltam as clássicas margaritas ou mojitos, mas também alguns cocktails de autor, como o Perrón (9€), feito com tequila, mezcal e licor Ancho Reyes ou o Qué Chingón, com tequila, arando, licor 43, romã e lima. Para quem não bebe álcool, pode aventurar-se nos sumos naturais.
Além dos almoços e jantares, o Mex Factory tem um espaço para festas privadas, através de marcação. Para o futuro, Luís Roquette quer expandir os negócios, mantendo-se na onda mexicana e apostando numa dark kitchen.
A Fugas jantou a convite do Mex Factory.