Madeira com certificação mundial de Destino Turístico Sustentável: nível prata, a caminho do ouro

“Terá efeitos não só para os que visitam mas também para aqueles que vivem na Madeira”, garante o Governo regional, que, em cinco anos, espera conseguir o Ouro da Earthcheck para a sustentabilidade.

sustentabilidade,fugas,madeira,turismo,ambiente,
Fotogaleria
Madeira, Floresta Laurissilva Gregorio Cunha
sustentabilidade,fugas,madeira,turismo,ambiente,
Fotogaleria
As Levadas também valem ouro para a Madeira Gregorio Cunha
sustentabilidade,fugas,madeira,turismo,ambiente,
Fotogaleria
O caminho para a sustentabilidade levará a atingir o nível Ouro da certificação Gregorio Cunha
Fotogaleria
Pela Levada da Encumeada Ana Marques Maia
sustentabilidade,fugas,madeira,turismo,ambiente,
Fotogaleria
Pela Levada do Rei Gregorio Cunha
Fotogaleria
Pela Levada da Encumeada Ana Marques Maia
Fotogaleria
Uma das casas típicas preservadas em Santana Gregorio Cunha
Fotogaleria
O vinho e as vinhas, outro dos engenhos madeirenses - Quinta de Santa Luzia Gregorio Cunha
Fotogaleria
Vinhas em Porto Santo Gregorio Cunha
Praia
Fotogaleria
Porto Santo, praia dourada daniel rocha
Fotogaleria
Andreia Gomes Carvalho

A Região Autónoma da Madeira foi confirmada como "destino turístico sustentável" com o nível Prata – da EarthCheck, entidade internacional de certificação na área.

"A distinção permite reforçar o posicionamento da Madeira como um destino turístico com enfoque no desenvolvimento sustentável", comentou o secretário madeirense com a tutela, Eduardo Jesus, à Lusa.

A confirmação do nível prata faz parte do projecto, iniciado há alguns anos, de cumprir as metas da EarthCheck para alcançar o nível Ouro. O arquipélago tem agora cinco anos para cumprir todos os critérios para receber essa certificação.

Para Eduardo Jesus, a confirmação da Prata é "reconhecer e validar todo o trabalho desenvolvido pelo destino ao longo das últimas décadas". Jesus defende que se tem apostado na "defesa de um território mais sustentável a nível ambiental, cultural, social e económico, comunicando segurança, confiança". "Um compromisso sério e transparente para com a sustentabilidade", garante.

Para a região a certificação é "da maior importância a região receber esta certificação", porque "dá resposta à preocupação dos consumidores" e "terá efeitos não só para os que visitam, mas também para aqueles que vivem na Madeira". "A sustentabilidade é uma obrigação que ganha mais valor em função da capacidade de antecipação de práticas que nos possam distinguir de outros destinos", sublinhou, até porque o reconhecimento, confere "maior credibilidade ao destino", ampliando o acesso a mercados turísticos que valorizam a sustentabilidade.

"É um passo relevante na afirmação da Madeira enquanto um must-visit ao nível global, baseado no desenvolvimento sustentável do território e no envolvimento de toda a comunidade local", enfatizou.

O processo de certificação foi desenvolvido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Madeira, através da Direcção do Turismo, e começou no final de Julho de 2021. Contou com a assessoria do IPDT - Turismo e Consultoria, sendo a EarthCheck a entidade certificadora, acreditada pelo Global Sustainable Tourism Council (Conselho Global de Turismo Sustentável) e responsável pela realização da auditoria ao destino, concretizada em Dezembro de 2022.

A Madeira junta-se aos Açores, que em 2019 tornaram-se o primeiro arquipélago do mundo com esta certificação e que também estão a apontar para atingir o nível Ouro.