Uma biblioteca para a guerra
Ficção, ensaio, jornalismo, uma selecção de 15 títulos para ajudar a entender a complexidade e o contexto de um conflito que dura há um ano.
Três jornalistas portugueses, repórteres de guerra, publicaram recentemente três livros sobre a guerra na Ucrânia. São três registos na primeira pessoa, três documentos a quente cheios de encontros, conversas, três testemunhos a dar os bastidores de quem tem a missão da notícia, de reportagem. Eles juntam-se a livros de ensaístas, historiadores, ficcionistas que olharam para aquele território, e para os seus protagonistas, com o tempo e a distância que um tema como estes requer. Alguns são clássicos, outros são recentes. Estamos diante de uma amostra suficientemente diversificada para entrar na paisagem mais dolorosamente real/irreal do continente europeu.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.