Podcast Azul. Vilma Reis quer contar a história do jornalismo indígena no Brasil
Neste episódio, ouvimos a jornalista e investigadora brasileira Vilma Reis. Siga o podcast do Azul nas aplicações habituais.
Temos lido inúmeras notícias sobre a destruição da Amazónia e a violação dos direitos humanos - até do direito à saúde - dos povos indígenas, como aconteceu com o povo Yanomami no Brasil, cuja crise tem origem numa verdadeira invasão das suas terras por garimpeiros ilegais em busca de ouro.
Mas as notícias que nos chegam são, em grande parte, relatadas com a visão de jornalistas que não fazem parte dos povos indígenas, olhando de fora para esta crise que é de sobrevivência tanto de um modo de vida como da própria floresta.
Neste episódio do podcast Azul, a convidada é Vilma Reis, jornalista brasileira especializada em jornalismo de Ciência, que está a fazer o doutoramento na Universidade de Coimbra sobre a história do jornalismo que fazem os povos originários sobre os problemas que os afectam.
Deixamos ainda algumas sugestões para explorar no site do Azul:
-
Ciclone de 1941: o “demónio” de vento que varreu Portugal (reportagem) (para ouvir também nas Leituras Longas do podcast P24)
-
“Porque é que eu vou separar o lixo se pago mais de 20 euros de resíduos por mês?” (reportagem)
-
Cada português deita fora 184kg de comida por ano. O que propõem para mudar isso?
-
Acção climática: multinacionais a procrastinar e empresas na UE sem planos credíveis
-
Quase 60 anos depois, Primavera Silenciosa volta às livrarias portuguesas
No podcast Azul, falamos de assuntos complexos de forma simples, do clima à biodiversidade, da atmosfera aos oceanos, dos glaciares à poluição, da energia à sustentabilidade.
Siga o podcast Azul no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts.
Conheça os podcasts da Rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um e-mail para podcasts@publico.pt.