Modernização da linha do Douro é o projecto mais atrasado do Ferrovia 2020
Electrificação entre Marco e Régua deveria estar concluída em 2019, mas ainda nem há concurso público. Infra-estrutura vai-se degradando e comboios somam atrasos devido aos afrouxamentos.
Todos os 20 empreendimentos apresentados em 2016 no âmbito do Ferrovia 2020 estão atrasados ou foram concluídos com atraso e até há um que não saiu do papel – a linha Aveiro – Viseu – Mangualde, que foi chumbado por Bruxelas por falta de rentabilidade. Mas há dois cujas obras nem sequer começaram: a renovação da via entre Vale de Santarém e Entroncamento e a electrificação da linha do Douro entre Marco de Canavezes e Régua. O primeiro deveria ter ficado concluído no primeiro trimestre de 2020 e o segundo deveria ter sido executado entre 2018 e 2019, sendo, por isso, o mais atrasado de todos os projectos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.