Por que razão os Himalaias continuam a crescer ainda hoje

Equipa, que inclui um geólogo português, encontra explicação para a cadeia de montanhas mais alta da Terra continuar a crescer. Há 55 milhões de anos que tal sucede com os Himalaias. E o futuro?

Foto
Vista dos Himalaias, a montanha mais alta da Terra Qi Zhang

Há cerca de 55 milhões de anos que se iniciou a colisão entre a Índia e a Eurásia e isso veio originar a formação das montanhas mais altas da Terra – os Himalaias. Vários enigmas científicos continuam a rodear os Himalaias. Por exemplo, o que alimentou a colisão entre a Índia e a Eurásia durante tanto tempo? E por que razão os Himalaias continuam hoje a crescer? As respostas encontram-se num novo artigo científico de um indiano, um neerlandês, um francês, um chinês e um português – o geólogo João Duarte, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tudo graças a experiências num tanque cheio de mel artificial e placas de silicone.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários