Morreu Proteo, o cão do exército mexicano que foi para a Turquia ajudar nos resgates
Proteo morreu no domingo durante uma missão de resgate. O animal foi homenageado pelo exército, treinador e Governo mexicanos.
Proteo, um dos dez cães que acompanhava o exército mexicano na Turquia, morreu este domingo, 12 de Fevereiro, durante uma missão de salvamento.
A informação foi anunciada nas redes sociais pela secretaria da Defesa Nacional do México (Sedena), que também homenageou o animal. “Obrigado Proteo pelo teu trabalho heróico, cumpriste a missão cão do Exército mexicano", lê-se na publicação do Twitter.
A secretaria não revelou detalhes sobre as circunstâncias da morte, mas, segundo a imprensa mexicana, o pastor alemão terá ficado soterrado num deslizamento de terra.
Villeda, o treinador, também manifestou pesar e agradeceu pela forma como Proteo trabalhou para resgatar pessoas na sequência do sismo que abalou a Turquia e a Síria na semana passada.
“Quero dizer-te que me sinto muito orgulhoso de ti, sempre foste um cão forte, trabalhador e nunca te deste por vencido. Agora só me resta agradecer por te ter trazido comigo e lamento que não possas voltar. Nunca te vou esquecer e espero que o México nunca te esqueça. Vamos voltar a ver-nos”, afirmou no vídeo publicado no TikTok.
Nas redes socais, o ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Marcelo Ebrard, também destacou o trabalho do animal que “exaltou o nome do México” e do povo mexicano.
Neste momento, a equipa de resgate conta com a ajuda de nove outros cães, com idades entre os três e os oito anos. São eles Tardio, Timba, Teología, Barato, Kiara, Territorio, Bureta, Biósfera e Balanceo.