Avenger, um Jeep para vingar na cidade
Na americana Jeep, o Avenger é o primeiro em várias frentes: a ser pensado para a Europa, a incluir mecânica 100% eléctrica e, numa marca que dá cartas no off-road, a ter uma forte veia citadina.
O Avenger, numa tradução literal, poderia chamar-se por cá Vingador. Talvez venha a ser esse o seu grande feito: fazer com que a marca vingue num território que não lhe é natural. Afinal, a maioria dos elementos da família Jeep é pensada para uma utilização nos EUA, o que pode ser testemunhado tanto nas avantajadas dimensões como nas mecânicas. Os primeiros passos já tinham sido dados com o Renegade, de tamanho compacto (4236mm), ou com a adopção dos 4xe (híbridos plug-in de tracção integral). Mas agora vai mais longe, ao construir um carro que facilmente se coloca na categoria dos citadinos, sem que tenham sido desprezadas as premissas de espaço, funcionalidade e até capacidades para sair do asfalto.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.