Leão de Ouro da Dança na Bienal de Veneza para Simone Forti, “artista visionária”

Figura seminal da dança pós-moderna e da performance recebe o prémio na 17.ª edição do Festival Internacional de Dança Contemporânea em Veneza. Leão de Prata ficou para o TAO Dance Theatre.

Foto
Simone Forti numa performance que apresentou durante o Art Los Angeles Contemporary, em 2011, Santa Monica, na Califórnia. John Sciulli/WireImage/Getty

O Leão de Ouro da Bienal de Dança de Veneza 2023 foi atribuído à “artista de movimento” Simone Forti, de 87 anos, que tem apresentado a sua obra em museus e está representada em várias colecções. “Figura seminal da dança pós-moderna norte-americana e da performance cuja inovação constante envolveu todas as artes”, refere o comunicado da bienal, dedicou-se ao longo da sua carreira também ao desenho, ao cinema e ao vídeo, à fotografia, à instalação e à escrita. Prémio distingue agora o conjunto da sua obra.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.