O cão partilhado por Ventura e o tsunami que não aconteceu — as imagens falsas do sismo na Turquia

Pouco tempo depois da notícia sobre o terramoto que atingiu a Turquia e a Síria, imagens falsas e enganosas começaram a ser divulgadas online.

Foto
Sismo na Turquia e Síria atingiu 7,8 na escala de Richter Reuters/RONEN ZVULUN

A 6 de Fevereiro, um sismo de 7,8 graus de magnitude na escala de Richter, atingiu a Turquia e a Síria. Rapidamente se multiplicaram as fotografias e os vídeos nas redes sociais. No entanto, nem todas remetem para a actualidade, mas para desastres anteriores que tiveram lugar noutros países.

Fotografia do cão

Uma das primeiras imagens que surgiram apresenta um cão no meio dos escombros agarrado à mão de alguém. A fotografia foi muito partilhada, incluindo pelo político André Ventura, dando a entender que o cão não deixava a dona.

No entanto, a imagem não remete para o sismo e está associada a mais fotos que mostram animais em terrenos de destruição. As imagens foram divulgadas pelo fotógrafo checo Jaroslav Noska em Outubro de 2018 e estão disponíveis em plataformas como o shutterstock.

Tsunami após o sismo

A CBK NEWS publicou um vídeo que dizia ser de um tsunami após o terramoto na Turquia. No entanto, o vídeo em questão diz respeito a um tsunami que aconteceu em 2017 em Durban, África do Sul.

Também o comediante iraniano-inglês Omid Djalili partilhou um vídeo no Twitter com imagens que remetem para um tsunami que ocorreu na Indonésia, em Setembro de 2018.

O comediante, rapidamente, corrigiu o erro nos comentários da publicação que tinha feito.

Explosão de central nuclear

A CBK NEWS publicou, também, um vídeo que dizia ser da explosão de uma central nuclear como consequência do sismo, deixando no ar a pergunta: “Será real?”

Não era. As imagens remetem para publicações feitas aquando de uma explosão de nitrato de amónio no porto de Beirute em Agosto de 2020 e que resultou na morte de pelo menos 200 pessoas.

Edifícios a colapsar

Numa outra publicação, também no Twitter, KC, empresário, Filantropo e Político publicou um vídeo dizendo que os prédios estavam a colapsar como consequência do sismo.

Alguns utilizadores da rede social comentaram a informar que o vídeo diz respeito, na verdade, a uma demolição de um prédio que foi planeada, na Arábia Saudita.

Sugerir correcção
Comentar