Há dois novos centros de biomedicina em Portugal. Mais de 70 milhões de investimento
Os cientistas Maria Mota e António Jacinto coordenam dois novos centros de investigação em saúde. Cancro, doenças cardíacas ou neurodegenerativas serão estudadas já com ligação a hospitais e doentes.
Durante este ano, o panorama científico português vai assistir ao nascimento de dois grandes centros de investigação em saúde e biomedicina, que angariaram para Portugal, entre ambos, 25 milhões de euros vindos da Europa. Se contabilizarmos o dinheiro total dos dois centros, incluindo as comparticipações nacionais que igualam o investimento europeu, os dois centros representam uma aposta de mais de 70 milhões de euros, nos próximos seis anos. Maria Manuel Mota e António Jacinto são os cientistas à frente de cada um destes projectos – separados entre si –, cujo financiamento foi aprovado no concurso Teaming for Excellence, do programa europeu Horizonte Europa.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.