Novo modelo de acesso ao ensino superior ainda não está fechado

Governo anunciou apresentação da proposta a 10 de Fevereiro, mas não é certo que a sessão aconteça nesse dia. “Existe consenso” sobre o papel dos exames nacionais, garantem os dois ministérios.

Foto
Governo ainda não definiu se mantém obrigatoriedade dos exames nacionais para acabar o secundário nem o seu peso no acesso ao ensino superior Nelson Garrido

“A avaliar”, “a ponderar”, “a ser visto”. Segundo o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, a tutela ainda não concluiu a proposta final de um novo modelo de acesso ao ensino superior, que tem estado a ser discutida com os parceiros do sector desde o final do ano. Nem o papel dos exames nacionais do ensino secundário nem o seu peso na nota de ingresso nas licenciaturas estão definidos. Mesmo sem uma proposta fechada, “existe consenso” dentro do Governo sobre a matéria, garantem os dois ministérios envolvidos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.