Operadores rejeitam recomendação da Anacom para reduzir períodos de fidelização

Associação que agrega as principais operadoras de telecomunicações já reagiu ao pedido da Anacom para reduzir os prazos das fidelizações. E a resposta é não.

Foto
Pedro Mota Soares, secretário-geral da Apritel paulo pimenta

A Apritel - Associação dos Operadores de Comunicações Electrónicas rejeitou hoje a recomendação do regulador do sector para a redução do prazo máximo das fidelizações, realçando as alterações legislativas aprovadas há seis meses.

“Não faz qualquer sentido discutir a alteração da lei das comunicações electrónicas que foi aprovada há seis meses depois de muito tempo e ampla discussão com a Anacom, o Governo e com o parlamento”, refere a Apritel num esclarecimento enviado à Lusa.

Em conferência de imprensa, em Lisboa, o presidente da Anacom, João Cadete de Matos, considerou esta quarta-feira que o aumento de preços anunciados por Meo, Nos e Vodafone é "injustificado", referindo que há uma grande divergência de preços praticados em Portugal face a outros países europeus e defendeu que, para ultrapassar isso, "uma das opções mais urgentes é redução do período de fidelização", para que os consumidores possam analisar ofertas de outros operadores e negociar alternativas.

Em resposta, a Apritel escuda-se no Código Europeu das Comunicações electrónicas, que “prevê como regra o período de 24 meses de fidelização” e sublinha que “a maior parte dos países adoptou contratos com essa duração”.

A associação insiste que o que “o legislador e o Governo entenderam como necessário para equilibrar a duração dos contratos foi acautelar situações de vulnerabilidade”, assegurando que estas estão acauteladas na lei e implementadas pelos operadores.

Durante a manhã, João Cadete Matos afirmou ainda que em Portugal há uma "convergência das estratégias comerciais das operadoras", o que não promove a concorrência, e afirmou que o período de fidelização de dois anos dificulta também a entrada de novos operadores pela dificuldade em angariar clientes.

O responsável afirmou que há a "ilusão de que as fidelizações representam um desconto" face a um contrato sem essa fidelização porque prendem o cliente durante dois anos, impedindo-o de mudar e melhorar os preços pagos.