Ennio Morricone: Maestro-Class

O realizador de Cinema Paraíso redime-se de muitos dos seus escorregões com um óptimo documentário onde Ennio Morricone dá, mais do que uma master-class, uma maestro-class de música para cinema.

john-williams,bruce-springsteen,quentin-tarantino,critica,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
O que se revela sobre a abordagem de Morricone à composição e ao cinema é uma pequena arca do tesouro
john-williams,bruce-springsteen,quentin-tarantino,critica,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
O que se revela sobre a abordagem de Morricone à composição e ao cinema é uma pequena arca do tesouro

No papel, toda a desconfiança é pouca perante a proposta: um documentário póstumo de duas horas e meia (!!) sobre o mestre italiano da música para cinema, Ennio Morricone (1928-2020), e dirigido por Giuseppe Tornatore, autor de Cinema Paraíso e cineasta a quem costuma fugir demasiadas vezes o pé para o chinelo. Mas isso é em teoria: na prática, recomenda-se ao espectador que deixe as dúvidas à porta e que se deixe embalar por uma biografia fervilhante de histórias pitorescas, que sabe trocar as voltas às expectativas e revela muito mais sobre o trabalho e a personalidade do maestro do que se poderia achar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.