Criminalizar o consumo de drogas na rua “é uma batalha para criminalizar a pobreza”
Rui Moreira vai pedir ao Governo que se criminalize o consumo de drogas na via pública. Quem está no terreno e ajudou a criar a política das drogas considera que é um retrocesso civilizacional.
“É uma tentativa de criminalizar a pobreza e um ataque aberto a pessoas que não têm capacidade de responder ao mesmo nível. Cada vez que se alimenta o estigma e o preconceito estamos todos a perder.” O autor desta frase é Rui Coimbra, membro da associação CASO (Consumidores Associados Sobrevivem Organizados). E as suas palavras foram ditas dentro de um contexto: na segunda-feira, Rui Moreira propôs na Câmara do Porto, em reunião do executivo, que se voltasse a criminalizar o consumo de drogas na via pública. A proposta passou com votos contra da CDU e do BE e seguirá para o Governo.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.