}

Benfica eliminado da Liga dos Campeões no prolongamento

Os “encarnados” já tinham perdido o primeiro jogo com o Darüssafaka.

Foto
Betinho em acção durante o segundo kogo do play-in

O Benfica falhou nesta quarta-feira o apuramento na Liga dos Campeões de basquetebol, ao ser derrotado em casa do Darüssafaka (83-72), da Turquia, no segundo jogo do "play-in", fechando a campanha na competição europeia.

Depois da derrota em casa por 89-76, na primeira partida de três possíveis, os "encarnados" voltaram a perder em Istambul, num encontro em que chegaram ao intervalo a vencer por 42-35, registando-se um 68-68 no final do tempo regulamentar, empate que forçou um prolongamento em que os turcos levaram a melhor perante a muita luta dada pelo conjunto português.

Os "encarnados" entraram melhor na partida e o primeiro período "só" deu Benfica, que saiu com seis pontos de vantagem dos primeiros 10 minutos (24-18), com os turcos a responderem no arranque do segundo período, reduzindo o avanço a um ponto.

As exibições de Betinho e Ivan Almeida iam "empurrando" as "águias", para quem só a vitória interessava, e ao intervalo eram sete os pontos de avanço (42-35).

Depois do intervalo, os lisboetas mantiveram a toada de superioridade e chegaram aos 50-40, obrigando a equipa da casa a um "time out", após um "afundanço" de Carter, a passe "de génio" de Ivan Almeida, atirando a bola por detrás da cabeça para "enganar" três defesas.

A paragem no jogo dificilmente podia ter corrido melhor ao Darüssafaka, que "cavalgou" rapidamente para a liderança, com 13 pontos seguidos sem resposta, colocando-se finalmente a vencer.

Após o terceiro quarto fechar com 55-53 para os turcos, um triplo de Tony Douglas deu corpo à boa resposta "encarnada", para o 58-55, com o 60-60 a deixar tudo em aberto para os últimos sete minutos do tempo regulamentar.

O jogo seguiu "taco a taco", sem nenhuma equipa se afastar muito da outra no marcador, mas a exclusão de Olaseni, que tinha 15 pontos e oito ressaltos quando cometeu a quinta falta, desfalcou os turcos.

Sem conseguir aproveitar, Osmani fez, de triplo, nova "reviravolta" no marcador, para 68-66, mas Tony Douglas empatou, com dois lances livres, forçando o prolongamento.

Aí, e com Carter a ver a quinta falta nos "encarnados", os turcos mostraram outro andamento e "pulmão", conseguindo mesmo chegar aos 11 pontos de vantagem com que fecharam o encontro, anulando a possibilidade de uma "negra" em Lisboa e da continuação da campanha europeia do Benfica, inédita para um clube português na Liga dos Campeões.

Douglas acabou com 20 pontos, três ressaltos e uma assistência, e como destaque claro nas "águias", enquanto os visitados tiveram o poste Osmani e o norte-americano Starks também nos 20, com o turco a registar também 12 ressaltos.

O Darüssafaka vai integrar o Grupo L da segunda fase, juntamente com os espanhóis de Surne Bilbau, Lenovo Tenerife e UCAM Murcia.