Em 2022, cinemas portugueses recuperaram 60% do público e receitas que tinham no pré-pandemia
Salas receberam cerca de 9,5 milhões de espectadores e, com Tom Cruise aos comandos, arrecadaram perto de 49 milhões de euros. Recuperação mais rápida em França ou Reino Unido, China cai.
Os cinemas e as bilheteiras portugueses, tal como o que sucedeu nos EUA, França, Reino Unido ou Espanha, continuaram o seu caminho de recuperação em 2022, mas ainda não estão curados da covid-19. Com Tom Cruise e Avatar aos comandos, Portugal terá chegado aos 9,5 milhões de espectadores e arrecadado receitas a rondar os 49 milhões de euros, o que representa cerca de 60% dos resultados do pré-pandemia, segundo as contas do PÚBLICO a partir de dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). A China, que compete pelo lugar de maior mercado cinematográfico do mundo, sofreu por seu turno uma quebra em relação a 2021.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.