Mundo
As imagens do último adeus dos católicos ao Papa emérito Bento XVI
Mais de 50 mil pessoas estiveram na Praça de São Pedro, no Vaticano, para se despedir de Joseph Ratzinger. A missa exequial foi celebrada pelo Papa Francisco.
Os católicos de todo o mundo disseram o último adeus ao Papa emérito Bento XVI, que morreu no sábado, 31 de Dezembro, aos 95 anos. A missa do corpo presente foi celebrada por um emocionado Papa Francisco. Estiveram presentes delegações oficiais de Itália e da Alemanha, país natal de Joseph Ratzinger (n.1927, Marktl).
O Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, tal como o como o rei e a rainha da Bélgica e a rainha de Espanha, além de mais de uma dezena de chefes de Estado ou de governo, marcou presença, mas a título privado. Juntaram-se à multidão de católicos que se despedia daquele que foi o seu líder espiritual entre 2005 e 2013. Estiveram, ainda, presentes vários representantes de Igrejas Ortodoxas e do Islamismo.
Em Portugal, o dia é assinalado como luto nacional por Bento XVI, o primeiro em mais 600 anos a abandonar o cargo antes da morte. Decidiu manter-se longe dos olhares públicos nos últimos nove anos, aparecendo esporadicamente. Viveu os últimos anos num convento dentro do Vaticano.