Mais ministros e peso político, paridade e idade mantêm-se: assim ficou o Governo

Com três novos ministros em nove meses, o Governo já mostra diferenças na sua composição face a 30 de Março de 2022, altura em que tomou posse.

Foto
António Costa nomeou novos ministros da Saúde, Infra-estruturas e Habitação em nove meses Nuno Ferreira Santos

O XXIII Governo que tomou posse em Março de 2022 era mais pequeno, paritário e político face ao anterior. Em 17 ministros, a maioria (nove) eram mulheres e dez eram figuras do partido. Agora, com a remodelação cirúrgica feita pelo primeiro-ministro à orgânica do Governo esta segunda-feira, que resultou na separação dos ministérios das Infra-Estruturas e da Habitação, o número de governantes alargou-se para 18. O número de mulheres não acompanhou a subida e mantém-se nos nove, mas, ainda assim, o executivo mantém a paridade. Já os ministros políticos aumentaram: são agora 11. Embora tenha a mais jovem ministra de sempre, a média de idades do Governo não baixa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.