Gérard Depardieu: um Maigret imponente

Patrice Leconte fez uma bela adaptação de Maigret, fiel ao espírito dos romances de Georges Simenon e com um Depardieu imponente.

Depardieu como um Maigret fatigado que deslinda o mistério de uma jovem que apareceu morta
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Paira um curioso perfume de Chabrol sobre este regresso do francês Patrice Leconte ao universo do romancista Georges Simenon (que adaptara em 1989 em Monsieur Hire). Um perfume que é evocado, por exemplo, pela presença num importante papel secundário da muito chabroliana Aurore Clément, ou pelo “choque de universos”, entre a alta burguesia e o lumpen-proletariado, que o autor de Violette Nozière ou A Cerimónia tantas vezes explorou em tom policial. Mas também, e sobretudo, pela presença imponente contudo apagada de Gérard Depardieu no papel principal, Depardieu que se encontrara com Chabrol no último filme deste, Bellamy, num encontro justíssimo entre actor e personagem e cineasta.

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