Vivienne Westwood (1941-2022): a rainha do punk e da moda
A designer que levou uma fatia radical e contracultural do youthquake para a indústria da moda tinha 81 anos. Depois, tornou o romântico provocador.
A criadora de moda britânica Vivienne Westwood morreu esta quinta-feira aos 81 anos. A notícia foi dada através da conta oficial da sua marca no Twitter. "Vivienne Westwood morreu hoje, pacificamente e rodeada pela sua família, em Clapham, no sul de Londres. O mundo precisa de pessoas como a Vivienne para criar mudança para um mundo melhor", lê-se na curta nota. Protagonista e costureira do punk, contraditória mas sempre assertiva, Vivienne Westwood pontuou o look punk, o fetichismo e a alta-costura. Da boutique SEX ao endeusamento em O Sexo e a Cidade, da roupa juvenil aos grandes vestidos românticos, desaparece uma das mais influentes designers de moda das últimas décadas.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.