O vulcão Fuego, na Guatemala, entrou em erupção, acompanhado de explosões, frentes de lava e projecções de cinzas, anunciaram as autoridades, que até ao momento não deram ordem de evacuação.
"O vulcão Fuego mostrou um aumento na sua actividade, que nos últimos minutos entrou em fase de erupção", disse no sábado o Instituto Nacional de Vulcanologia (Insivumeh) da Guatemala, em comunicado.
A erupção do vulcão, de 3763 metros de altura e localizado a 35 quilómetros a sudoeste da capital, Cidade da Guatemala, tem gerado "constantes explosões fracas, moderadas e fortes", acrescentou o instituto.
O Insivumeh também notou o aparecimento de uma "fonte incandescente" de lava que ultrapassa 500 metros acima da cratera e uma coluna de cinzas que se eleva mais de um quilómetro acima do cume do vulcão, referiu o Insivumeh.
Até ao momento, não foi dada ordem de retirada às comunidades que vivem perto do vulcão, segundo o porta-voz da Coordenação Nacional de Combate a Desastres Naturais guatemalteca, Rodolfo Garcia.
Em 2018, uma erupção do vulcão Fuego (literalmente: "vulcão de fogo"), um dos mais activos da América Central, matou 215 pessoas e deixou um número semelhante de desaparecidos em comunidades rurais próximas ao vulcão.
Dois outros vulcões também estão activos na Guatemala: Santiaguito, no oeste do país, e Pacaya, 20 quilómetros a sul da capital.