Se és investigador e tens uma ideia de carácter social, económico, demográfico, ambiental e científico ou tecnológico, há um novo concurso para ti – e o prémio são dez mil euros.
O novo prémio de análise prospectiva José Mariano Gago, promovido pela Fundação Oriente e pelo Instituto de Prospectiva, está à procura dos melhores projectos sobre o futuro de Portugal da Europa e as candidaturas estão abertas até ao dia 31 de Dezembro.
Podem concorrer todos os jovens doutorados, investigadores, docentes ou empreendedores até aos 40 anos, “que desenvolvam a sua actividade na academia ou em empresas e startups, tendo obtido o grau de doutoramento há menos de dez anos”, esclarece a Fundação do Oriente no comunicado enviado ao P3.
Na candidatura, que tem que ser enviada em inglês para premiomarianogago@foriente.pt, os participantes devem incluir uma proposta escrita com um máximo de 20 páginas para um trabalho de investigação que demonstre, através de uma análise comparativa, que pode ser aplicado em Portugal e na Europa.
O vencedor é conhecido no dia 31 de Março de 2023 e o prémio será atribuído quando o candidato entregar a investigação, sendo que tem dois anos para o fazer. O montante deverá ser utilizado para futuros trabalhos de investigação e estudo e, no caso de os vencedores serem um grupo, o valor deverá ser repartido por todos os elementos.
A selecção é baseada no mérito da ideia apresentada e da instituição onde trabalha, contributo do trabalho em Portugal, currículo dos candidatos e mérito científico e institucional da organização onde trabalha o proponente.