Penamacor, a “Vila Madeiro”, volta a aquecer a tradição
Por fim, “é o regresso ao formato totalmente presencial” desta tradição que também marca Penamacor, Castelo Branco. Uma grande fogueira para aquecer o Natal.
Penamacor, no distrito de Castelo Branco, recebe a partir de quarta-feira o evento Vila Madeiro, que alia as tradições daquele que é considerado o maior madeiro de Natal de Portugal com outras actividades festivas e culturais.
O certame é organizado pela Câmara de Penamacor com o objectivo de contribuir para preservar o património cultural daquele concelho e atrair mais visitantes à vila e contribuir para dinamizar a economia local, referiu à agência Lusa o presidente daquela autarquia, António Luís Beites.
“É o regresso ao formato totalmente presencial e esperamos que este certame dê muito dinamismo à vila de Penamacor e que ajude o tecido económico, nomeadamente nas componentes comerciais, do artesanato e do agro-alimentar”, disse.
Segundo especificou o investimento do município neste evento ronda os 150 mil euros, incluindo toda a animação e a iluminação natalícia das ruas, que terá um horário de funcionamento para os diferentes dias do evento, de modo a seguir as orientações governamentais com vista à poupança energética.
A inauguração está marcada para as 17h de quarta-feira, com uma arruada pelas ruas da vila e com a festa que se realiza, durante a noite, no recinto da Nossa Senhora do Incenso. Para o dia seguinte, quinta-feira, está marcada a chegada do madeiro ao centro da vila, num desfile de dezenas de tractores que transportam os grandes troncos até ao adro da igreja.
Será nesse local que decorrerá o momento alto da festa, na passagem do dia 23 para o dia 24 de Dezembro, com o atear da fogueira, cuja dimensão tem atraído atenção mediática e muitos visitantes, além dos residentes e filhos do concelho que regressam à terra para passarem a quadra.
Nos restantes dias, está garantida a animação de rua, havendo também um mercado de Natal, tasquinhas, espaço infantil, concertos de Natal, animação itinerante, fóruns, colóquios, feira do livro, “showcooking”, passeios pedestres e equestres, e workshops, entre inúmeras actividades recreativas, gastronómicas e culturais.
O programa completo pode ser no site oficial.