Irene Cara, intérprete das canções-tema de Fame e Flashdance, morreu aos 63 anos
Protagonista do filme Fama, onde interpretava Coco Hernandez, a cantora e actriz ganhou um Óscar pela canção do filme Flashdance. Morreu este sábado na Florida, nos Estados Unidos.
A cantora e actriz Irene Cara, intérprete da canção-tema do filme Fama (1980), no qual encarnava a personagem da estudante de artes Coco Hernandez, foi encontrada morta, este sábado, na sua casa em Miami, na Florida. Tinha 63 anos. A notícia foi confirmada pela sua agente.
Nascida no Bronx, Nova Iorque, em 1959, teve muito cedo formação em canto, dança e representação e, ainda criança, apresentou-se frequentemente nos palcos e na televisão. Mas foi em 1980, com a estreia do filme Fama, de Alan Parker, que adquiriu notoriedade internacional. Cara representava Coco Hernandez e, nesse papel, interpretava o tema do filme, Fame, que esteve durante semanas nos tops dos Estados Unidos, e ainda uma outra canção, Out here on my own, que também chegou às listas das mais ouvidas. O filme ganhou dois Óscares: o de melhor canção original, por Fame, e o de melhor banda sonora, ambos atribuídos ao compositor Michael Gore.
Fame deu depois origem a uma série televisiva homónima de grande sucesso – exibida também em Portugal nos anos 80 –, para a qual Irene Cara foi convidada a retomar o papel de Coco, que recusaria.
Se Fame a lançou, a consagração veio em 1983 com o filme Flashdance, de Adrian Lyne, para o qual interpretou a canção-tema Flashdance… What a feelin’, composta por Giorgio Moroder, que ganhou nesse ano o Óscar para a melhor canção, desta vez atribuído também a Irene Cara enquanto autora da letra, em colaboração com Keith Forsey. A canção liderou o top da Billboard durante seis semanas e foi um sucesso comercial um pouco por todo o mundo. E valeu a Irene Cara o Grammy na categoria entretanto extinta de Melhor Performance Vocal Feminina [em música] Pop, o Golden Globe para melhor canção original e os American Music Awards nas categorias de Melhor Intérprete feminina de R&B e Melhor Single Pop do Ano. E em 2007, a United World Chart colocou Flashdance... What a Feeling no 22.º lugar da sua lista de canções de maior sucesso na história da música.
Embora tenha estado activa até ao final da década passada, o período mais criativo da artista é a década de 80, quando lança três álbuns – Anyone Can See (1982), What a Feeling (1983) e Carasmatic (1987) – e participa em vários filmes, com destaque, logo em 1984, para City Heat, de Richard Benjamin, no qual contracena com Clint Eastwood e Burt Reynolds, e interpreta as canções Embraceable You e Get Happy.