Terminal Rodoviário do Campo 24 de Agosto encerrou cinco anos depois da sua abertura
Ainda existem serviços mínimos de um ou outro operador. Mas, com a transferência da Rede Expressos para Campanhã, a contagem decrescente já começou.
Há menos de meio ano, a Transdev garantia que nenhum operador com serviços no Terminal Rodoviário do Campo 24 de Agosto abandonaria a estação de camionagem que gere. Só que não foi preciso passar muito tempo para que o cenário mudasse de figura. Desde esta terça-feira, o espaço inaugurado há cerca de cinco anos está mais perto de encerrar. Com a transferência de todos os serviços da Rede Expressos para o novo Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), é seguro dizer que a contagem decrescente para os últimos dias de funcionamento da estação rodoviária já se iniciou. No local, já só se efectuam alguns serviços da Transdev, que brevemente também deixarão de se realizar.
O ponto de viragem deu-se a partir do momento em que o TIC foi inaugurado, em Julho. Logo aí, desde o primeiro dia de funcionamento do terminal, alguns dos operadores do Campo 24 de Agosto passaram a operar em Campanhã, embora continuando, ao mesmo tempo, a sair da estação gerida pela Transdev. Nessa altura, ao PÚBLICO, a empresa, que parecia satisfeita com a inauguração da nova infra-estrutura, dizia que esta serviria para “aliviar a pressão sobre o Campo 24 de Agosto”. E, referia ainda, a estação estava “a funcionar no limite da sua capacidade, com mais de 600 circulações diárias”.
Longe de ser uma questão estava a perda de protagonismo da estação rodoviária da Transdev. “A exemplo de outras grandes cidades, a coexistência de vários terminais será uma realidade. São as populações e o mercado junto com as autoridades que pouco a pouco ajustarão as suas preferências”, dizia a empresa em Agosto deste ano. Seria até uma vantagem, afirmava: “Fica reforçado o dispositivo de serviço às populações.”
Seguindo a mesma linha optimista, a empresa dizia que, “no conjunto de todos os terminais” da cidade, passariam a existir “mais serviços”, divididos pelas duas plataformas, sem “qualquer prejuízo para a Transdev”. Seguro era que, dizia-se, o Campo 24 de Agosto permanecia “como um forte pilar de mobilidade na cidade”, reforçava.
Nessa altura, a empresa garantia que continuariam a operar todas “as empresas regionais de transporte urbano, as empresas que operam os serviços expresso para todo o país e os serviços internacionais da Internorte”. Nos serviços diários, afirmava não existir “qualquer redução de serviços no Campo 24 de Agosto”. Sobre o novo TIC, a Transdev recorria à mesma adjectivação usada para descrever o terminal que gere: “O novo terminal de Campanhã é uma infra-estrutura essencial para a cidade do Porto, intermodal e que se converterá num pilar da mobilidade de quem chega e quem parte da cidade.”
Entre os dois terminais, só um vai continuar a poder ser considerado “um pilar da mobilidade”. Porque o outro está neste momento a cumprir os serviços mínimos para encerrar definitivamente. Desde esta terça-feira, a Redes Expressos, operador com mais espaço no Campo 24 de Agosto, transferiu-se para o TIC.
Ao PÚBLICO, a empresa também detida pela Transdev confirmou que todos os serviços já estão a ser realizados a partir de Campanhã. Neste período de adaptação, adianta, um autocarro fará o transporte dos passageiros que se deslocarem ao Campo 24 de Agosto por engano. Sobre a existência de empresas que ainda continuam a operar no local diz não ter informação sobre a questão. Porém, fonte próxima da Câmara do Porto adianta haver um ou outro serviço a funcionar. Mas o destino será encerrar.
Por saber fica qual será o futuro da infra-estrutura e quando vai encerrar definitivamente. Após mais do que um contacto nos últimos meses, a Transdev nunca esteve disponível para responder ao PÚBLICO, de forma a confirmar se o terminal do Campo 24 de Agosto iria fechar. O mesmo aconteceu nesta terça-feira. Ainda assim, sabe-se agora, é certo que as camionetas vão deixar de andar por aquela zona da cidade.