Revisão constitucional: BE está a perder velhas causas ou a ganhar novas bandeiras?

As bandeiras do Bloco são cada vez menos exclusivas do partido, como mostra o processo de revisão constitucional, mas o deputado José Soeiro diz que o BE tem novas agendas.

Foto
Bloco de Esquerda foi a jogo no processo de revisão constitucional com uma proposta para incluir na Constituição "novos direitos, solidariedade e clima" Pedro Fazeres

O clima, os direitos dos imigrantes, o combate à violência doméstica e de género, o bem-estar animal ou o voto aos 16 anos são bandeiras assumidas pelo Bloco de Esquerda (BE) praticamente desde a fundação do partido. Mas repartem-se cada vez mais por outras forças políticas e isso ficou mais claro com o processo de revisão constitucional em curso. Ao perigo de estar a perder as suas causas para outros partidos, o Bloco responde com “novas agendas” em que ainda está sozinho.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.