Chefe pró-russo da região anexada de Kherson morre em acidente de carro

Kirill Stremousov era um dos rostos públicos mais proeminentes da ocupação russa da Ucrânia.

Foto
Kirill Stremousov morreu num acidente de carro TELEGRAM/Reuters

O vice-chefe pró-russo da região anexada de Kherson, Kirill Stremousov, morreu esta quarta-feira num acidente de carro, informaram as agências de notícias estatais russas.

Stremousov era um dos rostos públicos mais proeminentes da ocupação russa da Ucrânia e usava as redes sociais para divulgar declarações agressivas pró-Moscovo, a última das quais divulgada esta manhã. A sua declaração mais recente foi feita horas antes da sua morte e denunciava a actuação de “nazis ucranianos” e reivindicava que os militares russos estavam no “controlo total” da região no Sul da Ucrânia.

O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, ordenou, entretanto, a retirada das suas tropas da margem oeste do rio Dniepre, na região de Kherson.

A agência de notícias TASS avança que o serviço de imprensa do vice-chefe da região confirmou a morte, mas as circunstâncias em que o acidente aconteceu não são claras.

Segundo a Reuters, a morte de Kirill Stremousov foi confirmada pelo seu superior Vladimir Saldo, o governador interino de Kherson apoiado pela Rússia.

“É muito difícil para mim dizer que Kirill Stremousov morreu hoje. Ele morreu no território da região de Kherson, enquanto viajava num carro que sofreu um acidente”, disse Saldo, citado pela Reuters.

A morte de Stremousov aprofundou a sensação de desordem em torno da defesa de Kherson, região da qual a Rússia retirou milhares de habitantes por antecipar uma contra-ofensiva ucraniana.