A chave (ALLEN) para mais oportunidades de desenvolvimento
Durante a nossa vida profissional, muitas vezes sentimos que falta um manual de instruções para encontrar uma carreira. Felizmente, há empresas especialistas em juntar as peças certas.
A realização profissional é daqueles checks que ambicionamos dar durante toda a vida. A procura por um local de trabalho que nos faça realmente sentir como em casa, nem sempre é fácil, mas a boa notícia é que não é impossível. Existem, de facto, postos de trabalho que têm espaço e capacidade para nos fazer crescer e nos fazer acordar todos os dias com vontade de ir trabalhar.
Segundo o relatório Randstad Employer Brand Research (REBR) de 2021, a IKEA é a 1ª empresa do retalho mais atractiva para trabalhar em Portugal. Com uma abordagem diferenciadora, focada na Diversidade, Igualdade e Inclusão, o objectivo é ter a capacidade de receber todo o tipo de pessoas nos seus vários espaços, independentemente da sua aparência, género, crenças, etnia ou orientação sexual. Para a empresa, a presença de equipas diversas é um factor decisivo no crescimento enquanto organização. Já no que diz respeito à igualdade, a missão da IKEA passa por garantir a igualdade de oportunidades para homens e mulheres, alcançando um equilíbrio de género de 50/50 em todos os países, níveis e funções. Aqui, entra também a igualdade salarial, afirmando-se a marca como membro da Equal Pay International Coalition (EPIC). Neste sentido, foi lançado em 2019 um enquadramento para a igualdade salarial entre homens e mulheres em todos os países do Grupo Ingka e assinado, em 2021, o Pacto contra a Violência promovido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
Se a diferença não é um problema, a idade também não. Na hora de submeter a candidatura, caso se trate de um estudante, recém-graduado, adulto com um segundo trabalho, ou até mesmo se fizer parte da população reformada ou em fim de vida laboral, as oportunidades serão as mesmas. E se está constantemente a ser confrontado com vagas onde a experiência é um requisito crucial, chegou a altura de esquecer esse factor. Na IKEA, as suas qualificações não são um entrave e a formação é assegurada para que possa, não só desempenhar as suas funções, como dar ao seu percurso o rumo que desejar. Tudo isto, numa empresa com uma cultura única, amigável e informal, onde não deverá ser nada menos do que aquilo que é. Sim, é exactamente isso que está a pensar: será como trabalhar em casa.
A missão da empresa é simples: atrair talentos e ajudá-los a desenvolver-se e crescer internamente. Quer esse caminho passe pelos escritórios nacionais, pelas unidades locais - como lojas, estúdios de planificação ou Centros de Apoio ao Cliente - ou, quem sabe, pela internacionalização. Tornar a realização profissional uma realidade e descomplicar. Ou melhor, “kraftsamlar” - a palavra sueca para “unir esforços”.
Com cerca de 2800 colaboradores em Portugal, a vontade continua a ser a de fazer crescer a família e fazer com que, tal como os seus clientes, todos os colaboradores se sintam verdadeiramente em casa.