Habitação: por que razão o PS não ligou a Helena Roseta?
Há um problema de fundo em Portugal em relação ao direito à habitação. Um problema gravíssimo que só se resolve com políticas públicas robustas e estruturadas que têm tardado.
Helena Roseta, um nome que esta semana ecoou na minha memória, a propósito da crise de habitação que existe em Portugal. Parte do problema da habitação, neste momento, é por causa da crise inflacionária. É, por isso, bem-vinda a medida aprovada, na quinta-feira, pelo Conselho de Ministros, da obrigatoriedade de os bancos renegociarem os créditos, de forma a proteger o direito à habitação de quem tem empréstimos para comprar a casa em que reside. Foi igualmente importante a indicação de um limite de 2% ao aumento das rendas, assegurando em simultâneo benefícios de compensação aos senhorios. Aliás, já durante a pandemia de covid-19 a decisão do Governo de introduzir um regime de moratórias foi essencial para assegurar o direito à habitação.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.