Uma anedota verdadeira num livro hilariante

A Família Netanyahu, de Joshua Cohen, trata da relação entre História e Religião a partir do judaísmo. É uma fantasia a partir de uma família real. Valeu ao autor o Pulitzer.

Foto
Um percurso solitário, singular, tão vibrante que vários críticos o têm considerado um génio ou prodígio estilístico Leonardo Cendamo/Getty Images

Nascer em Atlantic City, uma das capitais americanas do jogo, não terá sido em vão para Joshua Cohen. Como se a cidade costeira do estado de New Jersey, protagonista de um dos mais estimulantes ensaios do livro ATTENTION!, de 2018, o tivesse injectado com a dose certa — se é que tal existe — de delírio narrativo e desajuste a regras mais ou menos devotamente seguidas pela geração de escritores a que ele pertence: formação universitária, departamentos de inglês ou estudo de literatura comparada, escrita criativa. Cohen virou costas a tudo isso e tem feito um percurso solitário, singular, tão vibrante que vários críticos o têm considerado um génio ou prodígio estilístico, como lhe chamou James Wood.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.