A língua mais falada nas ruas de Tbilissi é russo – e isso causa medo

Com o trauma da invasão russa em 2008, a Geórgia não está confortável com a grande presença de russos. Há quem tema que isso possa ser usado, um dia, como pretexto para um ataque de Moscovo.

Foto
Russos fogem da ameaça da mobilização geral para a Geórgia, onde não precisam de visto para entrar ZURAB KURTSIKIDZE/EPA

Começaram a chegar no final de Fevereiro, numa onda que se intensificou em Setembro, e a sua presença não passa despercebida: na capital da Geórgia, Tbilissi, o russo é a língua que mais se ouve, relatam habitantes da capital ou jornalistas que a visitam. É uma presença que causa desconforto a muitas pessoas, que têm ainda presente a invasão russa de 2008, com uma enorme coluna de carros de combate da Rússia a chegar muito perto de Tbilissi.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.