A proposta com que o Livre quer obrigar o Santander a repor taxa fixa

Deputado do Livre diz que AR aprovou uma proposta que obriga os bancos a terem regime de taxa fixa no crédito à habitação. Santander argumenta que taxas fixas não são benéficas face às variáveis.

Foto
Projecto para impôr taxas fixas no crédito à habitação é do Livre e foi aprovado a 6 de Outubro na generalidade Daniel Rocha

A subida das taxas de juro decidida pelo Banco Central Europeu (BCE) e o seu impacto nas prestações do crédito à habitação está a marcar o debate do Orçamento do Estado (OE) para 2023. O Governo anunciou que vai legislar para proteger as famílias, mas o deputado único do Livre lembrou que o Parlamento já aprovou uma solução. Um projecto de lei do Livre, que mereceu a abstenção do PS, que, segundo Rui Tavares, obriga os bancos a terem oferta da taxa fixa, contrariando assim uma decisão recente do Santander que terminou com este regime.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.