Suplementos alimentares: aliados para uma saúde de ferro

Não substituem uma alimentação variada e equilibrada, mas juntamente com ela podem trazer grandes benefícios à saúde. Sabe exactamente o que são e qual o mais adequado para cada situação?

estudio-p,
Fotogaleria
estudio-p,
Fotogaleria

Ter uma dieta equilibrada e variada é essencial para darmos ao organismo os nutrientes de que precisa. Contudo, há situações em que é necessário recorrer a outras fontes para complementar as quantidades óptimas de determinados nutrientes. É nestas alturas que os suplementos alimentares são grandes aliados para o nosso bem-estar.

O que são?

Os suplementos alimentares são fontes concentradas de determinados nutrientes ou outras substâncias, que têm um efeito nutricional ou fisiológico no organismo. Apesar de conterem nutrientes essenciais, os suplementos alimentares não substituem uma alimentação variada e nutritiva. Como o próprio nome indica, eles apenas são um complemento a essa alimentação. Da mesma forma, os suplementos também não são uma alternativa a medicamentos. Na verdade, a sua função é optimizar as funções do organismo, trabalhando de forma preventiva. Porém, deve sempre informar o seu médico da toma de suplementos, pois estes podem interferir com uma eventual medicação que esteja a fazer.​

Em que situações podem ser úteis?

Os suplementos alimentares são úteis em determinadas situações, como por exemplo, perante uma doença ou quando se tem um estilo de vida em que se acaba por descurar a alimentação. Nestas alturas, pode haver um défice de determinado nutriente. E nestes casos, os suplementos alimentares podem ajudar. Mas não só; os suplementos alimentares são também uma boa opção para:​
- Optimizar o desempenho físico;
-
Melhorar a memória;​
- Ajudar a melhorar a saúde ao fortalecer o sistema imunitário;​
- Potenciar o bem-estar geral;​
- Auxiliar na tranquilidade e na promoção do sono;​
- Aprimorar o aspecto da pele, do cabelo e das unhas.​

Tipos de suplementos

Em Portugal, os suplementos alimentares dividem-se em três grupos:
- Plantas e extractos como Aloe Vera ou Panax Ginseng;
- Vitaminas e minerais, como o cálcio, a vitamina A ou D;
- Outras substâncias,
em que se incluem os suplementos de fibras, de probióticos, com ácidos gordos essenciais, aminoácidos ou enzimas.​

Foto

A forma como os suplementos alimentares são vendidos pode variar: desde saquetas em pó a barras, passando por comprimidos, gotas ou cápsulas. De certa forma, vai depender também do tipo de suplemento por que optar.

​​Onde os encontrar

Os suplementos alimentares não carecem de receita médica — afinal de contas, como vimos, eles não são medicamentos. Por isso, podem ser vendidos em vários locais. No momento da compra deve, contudo, tomar atenção a determinados aspectos, como:
- A informação de rotulagem ser adequada;
- Se tem certificação de boas práticas de fabrico e segurança (como SGS, EFSA ou FDA);
- Ausência de substâncias proibidas.​

O melhor, é optar por um lugar da sua confiança. Na Wells, pode encontrar o suplemento alimentar que mais se adequa às suas necessidades, com toda a confiança que a marca lhe oferece.

Que tipo de suplemento alimentar precisa o seu organismo?

Por mais que tentemos manter uma alimentação equilibrada e saudável, há sempre algo que nos escapa. Além disso, as exigências do quotidiano fazem com que o organismo precise de uma dose extra de ajuda. Faça o quiz e perceba que tipo de suplemento alimentar é o mais indicado para si.

Advertisement

Que tipo de suplemento alimentar precisa o seu organismo?

Por mais que tentemos manter uma alimentação equilibrada e saudável, há sempre algo que nos escapa. Além disso, as exigências do quotidiano fazem com que o organismo precise de uma dose extra de ajuda. Faça o quiz e perceba que tipo de suplemento alimentar é o mais indicado para si.

Sugerir correcção
Comentar