Director do portal Revistas de Ideias e Cultura ganha prémio Ler+ 2022
A equipa dirigida por Luís Andrade, da Universidade Nova de Lisboa, já digitalizou e colocou online dezenas das mais importantes revistas portuguesas do século XX. Um inestimável serviço público agora recompensado com o prémio do Plano Nacional de Leitura.
O Plano Nacional de Leitura (PNL) atribuiu esta segunda-feira o prémio Ler+, no valor de dez mil euros, ao investigador Luís Andrade pelo seu trabalho enquanto fundador e director do portal Revistas de Ideias e Cultura (RIC), que desde 2015 já disponibilizou na Internet 28 revistas portuguesas do século XX, da Águia à Seara Nova, ou da Orpheu à O Tempo e o Modo, criando para cada uma delas um site com múltiplos índices, sofisticadas ferramentas de pesquisa e um grande conjunto de materiais suplementares, alguns deles inéditos, que iluminam os bastidores da criação de cada título e os enquadram na respectiva época.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.