Xi Jinping premeia lealdade no partido e consolida poder na China
No último dia do 20.º Congresso do Partido Comunista Chinês, o ex-Presidente Hu Jintao foi escoltado para fora do Grande Salão do Povo, em Pequim. A imagem serviu para ilustrar as mudanças nos principais órgãos do poder, cada vez mais recheados com dirigentes leais a Xi Jinping.
É possível que nunca se saiba o que motivou realmente a saída abrupta de Hu Jintao, de 79 anos, da sessão de encerramento do 20.º Congresso do Partido Comunista Chinês, neste sábado. Segundo a agência noticiosa oficial Xinhua, foi porque “não se estava a sentir bem”. Mas a imagem do antecessor de Xi Jinping a ser conduzido para fora do Grande Salão do Povo, perante o olhar imperturbável do actual Presidente chinês, pode ser vista como um resumo do que se foi lendo nas entrelinhas da reunião magna do partido, ao longo da última semana.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.