Vários países europeus rompem com Tratado da Carta da Energia, Portugal está “a avaliar”
O acordo junta 55 países, mas a polémica sobre o seu impacto nas políticas de descarbonização é grande. Alemanha e Espanha são alguns dos Estados europeus que ponderam a sua denúncia. Portugal ainda não decidiu se o faz, ou não.
A Alemanha, a Polónia, a Espanha e os Países Baixos planeiam retirar-se do controverso Tratado da Carta da Energia [TCE] que, para muitos, constitui um entrave às políticas climáticas. Isto foi confirmado pela equipa de jornalistas do Investigate Europe junto de várias fontes oficiais. Portugal mantém-se, para já, “a avaliar”. Fonte da Secretaria de Estado da Energia, do Ministério do Ambiente e da Acção Climática, acrescenta que “não foi ainda tomada qualquer decisão oficial” pelo Governo português.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.