Viktor Orbán “soube desde muito cedo como obter poder”

Zsuzsanna Szelényi conheceu o primeiro-ministro húngaro na juventude e diz que Orbán lidera um Governo “manhoso” e que encheu o sistema político de minas e armadilhas. E escreveu um livro sobre o assunto, que será publicado em Novembro no Reino Unido.

Foto
Zsuzsanna Szelenyi em 2017, durante um protesto contra a visita de Vladimir Putin a Budapeste BALAZS MOHAI/EPA

Zsuzsanna Szelényi entrou no Fidesz no ano em que foi criado, 1988, e fez parte do primeiro lote de deputados do partido eleito para o Parlamento. Acabaria por sair em 1994 por discordâncias com Viktor Orbán e regressou à política activa em 2012 com o sonho de unir a oposição no partido Juntos (Együtt). Falhou. Agora escreveu um livro para contar essa história, que será publicado em Novembro, em Londres. Chama-se Tainted Democracy: Viktor Orbán and the subversion of Hungary.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.